ATOS Arquitetura finalista no Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura – Habitat Sustentável

ATOS Arquitetura finalista no Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura – Habitat Sustentável

O escritório Atos Arquitetura pauta seus projetos arquitetônicos na responsabilidade socioambiental aliando a tecnologia de ponta e conceitos construtivos inovadores.

Acreditamos que, com a aplicação no projeto de conceitos e critérios do bioclimatismo, como localização do terreno, direção dos ventos, incidência de raios solares, e vegetação do entorno, bem como, qualidade do ambiente construído, é possível proporcionar qualidade de vida e bem-estar aos usuários, tudo isso reduzindo significativamente o impacto da construção para o meio ambiente.

Com um projeto bem feito e o uso racional de recursos, é possível reduzir o consumo de energia e água em até 50%!

Por tudo isso, é com alegria que parabenizamos a Saint-Gobain pela iniciativa em promover um prêmio que reforça esses conceitos e incentiva a área da arquitetura e construção na direção da sustentabilidade! Com muito orgulho um de nossos projetos ficou em entre os 10 melhores na categoria Projeto Residencial do 5o. Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura ‒ Habitat Sustentável, dentre os mais de mil projetos enviados nacionalmente.

Um pouco do Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura – Habitat Sustentável

O 5° Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura ‒ Habitat Sustentável é uma iniciativa do Grupo Saint-Gobain e tem a finalidade de reconhecer e premiar projetos de arquitetura que se destacaram em soluções para o conforto do ambiente, além de mobilizar profissionais e estudantes que acreditam que a construção civil exerce significativa contribuição para a sustentabilidade do setor e bem-estar dos usuários. O prêmio ainda incentiva o uso de tecnologias e soluções inovadoras, e a correta especificação de produtos e processos construtivos.

Categoria Projeto Residencial – Requisitos 

Para participação e graduação do projeto apresentado, em especial na categoria Projeto Residencial, alguns critérios foram considerados:

I. Conforto do Ambiente (Térmico/Acústico/Visual/Saúde e Modular)

II. Inovação

III. Contribuição para o desenvolvimento sustentável da construção civil brasileira

Como um escritório de arquitetura inovador e comprometido com o meio ambiente em suas soluções, os três itens exigidos pelo concurso são requisitos básicos em nossos projetos.

Projeto Apresentado

Projetada para uma família a Casa Nva.1 foi baseada em uma frase, dita pelo proprietário,  logo na primeira reunião “uma casa simples e confortável”. A simplicidade da forma arquitetônica junto com estrutura metálica levemente suspensa do terreno resultou em um projeto singular.

Com ambientes amplos e arejados no seu interior, a casa foi desenhada, para ter o maior aproveitamento de iluminação e ventilação natural possível e ao mesmo tempo manter a privacidade e conforto dos clientes. As premissas iniciais do projeto, quase que naturalmente, incentivaram todos os conceitos sustentáveis empregados durante o processo. A escolha do sistema estrutural Metálico foi a chave de tudo, com mais liberdade projetual permitiu o uso de diversas tecnológicas sustentáveis,  velocidade construtiva em uma obra limpa e um sistema de manutenção inteligente ao longo dos anos.