Tinta que absorve energia solar – e outras 6 tecnologias que ajudam uma construção a se tornar sustentável

Tinta que absorve energia solar – e outras 6 tecnologias que ajudam uma construção a se tornar sustentável

Infelizmente, não é segredo para ninguém que a construção civil é a que mais gera impacto na natureza – negativamente falando.

E, infelizmente, também, sabemos que o Brasil ainda tem muito o que aprender sobre tecnologia sustentável.

Entretanto, o governo já entendeu a importância de tudo isso, e está se atentando cada vez mais para aumentar o uso de tecnologias sustentáveis de maneira geral. Prova disso é que, em maio de 2015, a primeira medida foi tomada: foi aprovado, pela Comissão do Meio Ambiente, o Projeto de Lei do Senado (PLS) 252/2015, que beneficia com incentivos fiscais a construção de imóveis que prevejam medidas para melhorar o conforto térmico das pessoas, e proporcione, além da redução do consumo de água, maior eficiência energética.

Além disso, algumas matérias-primas foram adaptados aqui no Brasil a favor da tecnologia sustentável, como a cana-de-açúcar – junto com ideias trazidas de fora.

Hoje, vou te contar mais sobre essas novidades, e como elas são utilizadas! Olha só:

Tubulação verde

A empresa brasileira Braskem foi a primeira a lançar uma alternativa ao tradicional tubo de PVC: o tubo verde. Desde então, algumas empreiteiras são adeptas do plástico 100% renovável, feito de etanol de cana-de-açúcar.

Energia fotovoltaica

Ou “Módulos Solares Fotovoltaicos”, que convertem a luz do Sol em energia elétrica. O mais legal é que se trata de um recurso bastante autossuficiente: consegue armazenar energia necessária para até 4 dias.

Tijolos ecológicos

Uma opção 37% mais resistente que os tijolos comuns. Além disso, secam mais rápido e possuem bom isolamento térmico.

Impressão 3D

Além de diminuir o tempo de construção de peças e recursos normais para os projetos, a impressão 3D também ajuda na redução do desperdício de materiais.

Tinta que absorve energia solar

Ainda não chegou no Brasil, mas a perspectiva é que venha logo. A ideia, desenvolvida pela Universidade de Alberta, no Canadá, tem como objetivo que a tinta funcione exatamente como um painel solar.

Gestão móvel de projetos

Tanto a construção civil quanto a Arquitetura têm um trabalho verbal muito grande (80% das atividades são gerenciadas em escritório). Por isso, alguns aplicativos, como o Construct App, auxiliam na gestão dos projetos. Com esses apps, é possível que empresas do setor de Construção, Engenharia e até Arquitetura realizem relatório fotográfico, RDO, vistorias em obras e imóveis, geração e envio de relatórios – tudo isso com até 5 horas de otimização.

Viu só quanta coisa dá para explorar em um projeto?

Se quiser ver como isso funciona na prática, dê uma olhada no projeto que fizemos e foi finalista no Prêmio Saint-Gobain de Sustentabilidade – clique aqui.

A qualquer momento, você pode tirar as suas dúvidas deixando um comentário abaixo. Ou ainda, para entrar em contato conosco e fazer um orçamento, é só clicar aqui.