Quarto Montessoriano: Como criar um ambiente que estimula o aprendizado das crianças

Quarto Montessoriano: Como criar um ambiente que estimula o aprendizado das crianças

O quarto montessoriano é desenvolvido sob uma perspectiva diferente das normalmente consideradas na montagem de um quarto de criança. Os pais usualmente se preocupam com a praticidade do cotidiano, em situações como a troca de fraldas, e também com a segurança do bebê, que não pode correr o risco de quedas ou alcançar objetos que possam machucá-lo.

O conceito do quarto montessoriano baseia-se fundamentalmente no desenvolvimento da criança, através da criação de um ambiente mais acessível fisicamente, ou seja, o racional desse quarto é bem simples e interessante, ele é montado e estruturado de acordo com a ótica da criança e não a do adulto, de maneira que os pequenos circulem livremente no seu ambiente e explorem coisas que estão ao seu alcance, privilegiando a busca direta e pessoal do aprendizado.

Alguns itens são importantes no conceito do quarto montessoriano:

  • Cama baixa ou colchão no chão.

Um dos pilares desse conceito é a livre mobilidade da criança pelo seu quarto, sendo assim, nada melhor que a substituição do berço por um colchão no chão ou uma cama baixa, que possibilite a criança sair e voltar quando quiser. Caso a criança role para os lados uma boa sugestão é a colocação de almofadas ao lado da cama. Dica Atos Arquitetura: Em razão do maior contato da criança com o chão orienta-se a substituição dos pisos frios (como o porcelanato) por pisos mais agradáveis como o de madeira, ou adoção de tapetes embaixo da cama.

Fonte: http://www.soumae.org/como-fazer-um-quarto-montessoriano/

Fonte: http://www.soumae.org/como-fazer-um-quarto-montessoriano/

  • Objetos ao alcance

Toda decoração do quarto deve ser colocada para que a criança desenvolva autonomia, por isso, tudo deve estar ao alcance da criança e no seu campo visual, recomendando-se o uso de estantes que cheguem até próximo do chão, cadeiras e mesas proporcionais entre outros. A organização é uma das características desenvolvidas em razão da acessibilidade, já que assim como a criança terá a liberdade de pegar qualquer item, terá também a responsabilidade de guardá-lo depois. Dica Atos Arquitetura:Para que a criança desenvolva mais facilmente o senso de organização e foco aconselha-se a compra de poucos brinquedos, que deverão ser colocados a disposição da criança no sistema de rodízio.

Fonte: http://www.justrealmoms.com.br/quarto-montessoriano-aprenda-a-fazer/

Fonte: http://www.justrealmoms.com.br/quarto-montessoriano-aprenda-a-fazer/

  • Uso de espelhos e barras na parede

É sabido que o uso de espelhos estimula o desenvolvimento infantil, pois a criança consegue observar seus movimentos, suas falas e até reconhecer, ao redor de 10 meses de vida, sua própria fisionomia. O uso de barras nas paredes possibilitará a criança ficar de pé e tentar andar sem a presença dos pais, dentro do seu próprio ritmo. Dica Atos Arquitetura: Comece com um espelho na horizontal e conforme a criança vá crescendo coloque-o na vertical.

Fonte: http://www.macetesdemae.com/2015/08/30-ideias-para-um-quarto-montessoriano.html

Fonte: http://www.macetesdemae.com/2015/08/30-ideias-para-um-quarto-montessoriano.html

Importante: Em um quarto onde tudo está ao alcance da criança, a segurança dos materiais é essencial, por isso recomendamos a adoção das seguintes medidas:

  • As tomadas deverão ser escondidas ou protegidas com a instalação de bloqueios de segurança, que tampam as tomadas e evitam que as crianças tenham acesso à carga de energia;
  • Evite comprar móveis que não tem estabilidade, pois com o peso da criança o móvel poderá tombar em cima dela;
  • Evite o uso de pregos, dê preferência a fita dupla face;
  • Muito cuidado com as quinas dos móveis, é importante que elas não existam ou que sejam protegidas;
  • Proteja bem o espelho e sua estrutura.

A Atos Arquitetura trabalha com as mais inovadoras técnicas de projetos arquitetônicos e de interiores para seu filho, gostou do quarto montessoriano? Quer mais informações? Entre em contato, estamos à disposição para atendê-lo!