Inovação e Economia – Placas Fotovoltaicas

Inovação e Economia – Placas Fotovoltaicas

Não são novidades noticias que anunciam novos e sucessivos aumentos na tarifa de energia elétrica no Brasil em 2015. A média do reajuste no Brasil está em 23,4%, mas pode alcançar até 40% no caso das residências cobertas pela Eletropaulo, valor bem próximo as residências que são atendidas pela CPFL, como Campinas e região.

Os motivos são variados, mas passam basicamente pelo aumento do uso de fontes mais caras de produção, como por exemplo, as termelétricas. Diante desse cenário como proteger seu bolso, especialmente dos aumentos futuros?

A primeira alternativa é a redução do consumo, seja com ações mais simples como apagar a luz do ambiente ao sair, e/ou com ações mais duradouras como a troca da iluminação incandescente/fluorescente por LED.

Em paralelo a redução do consumo, outra alternativa bem interessante é a aquisição do sistema fotovoltaico composto basicamente por placas fotovoltaicas, inversor, painel elétrico, unidades de consumo e medidor de consumo.

Como funciona?

Sem adentrar em pormenores técnicos, podemos dizer que o sistema fotovoltaico funciona através da conversão da radiação solar diretamente em eletricidade. O método mais conhecido para produzir energia solar é através das células solares, que ficam protegidas entre os vidros da placa fotovoltaica.

Uma vez gerada a eletricidade o usuário pode escolher entre armazenar em sua casa a energia em bancos de baterias, o que exige um grande espaço e custos elevados, ou adotar o sistema conectado à rede que permite a compensação com o sistema elétrico por meio da conexão do sistema com a Distribuidora local, isto é, quando a geração de energia das placas for superior ao consumo do usuário, o excedente será lançado para a rede elétrica externa que funcionará como bateria, por outro lado, quando houver geração de energia inferior ao consumo, a diferença será complementada pela rede elétrica externa. Salienta-se que ambos os casos serão registrados pelo medidor bidirecional para fins de crédito e cobrança, com a possibilidade de compensação do excedente em até 36 meses.

Dimensionamento do sistema

O dimensionamento da quantidade de placas e, por conseguinte da geração de energia irá considerar alguns itens como a radiação solar na região, a posição do telhado, áreas de sombreamento, espaço para colocação das placas, e principalmente o consumo da residência, através da análise do histórico da conta de luz.

Benefícios

São vários os benefícios da utilização do sistema fotovoltaico, dentre eles:

  1. Energia inesgotável;
  2. Energia limpa, gratuita e eficiente;
  3. Baixo custo de manutenção;
  4. Sistema gerador de créditos;
  5. Valorização da sua residência;
  6. Não exige área física dedicada, e poucas obras para instalação;
  7. Sistema com vida útil projetada para 25 anos

Análise de viabilidade financeira

A aquisição do sistema fotovoltaico é um investimento, e por isso é de suma importância que seja feita a análise de sua viabilidade econômico-financeira.

Como no Brasil o pagamento da taxa mínima de energia elétrica é obrigatória, a geração ao redor de 100% do consumo não se mostra vantajosa. Uma geração de energia que cubra entre 70% e 80% do consumo mensal se mostra mais atrativa quando se considera o custo fixo.

A quantidade de KW necessário para se chegar a 80% do consumo mensal irá variar de acordo com as peculiaridades de cada cliente. Para que possamos fazer uma estimativa para calculo do payback do investimento devemos analisar o preço cobrado por cada KW, assim como sua estimativa de redução mensal. Em linhas gerais a relação entre preço de aquisição do sistema versus a quantidade de anos necessários para recuperar o investimento não deve ultrapassar 8 anos.

A ATOS realiza junto aos seus parceiros o estudo da viabilidade econômico-financeira para o uso do sistema fotovoltaico, para que a sustentabilidade seja algo viável e economicamente rentável aos seus clientes.

Árvore de painéis solares em Gleisdorf na Áustria.

Árvore de painéis solares em Gleisdorf na Áustria.