Em tempos de escassez de água, como economizar?

Em tempos de escassez de água, como economizar?

O desenvolvimento desordenado das cidades e regiões metropolitanas agravou uma situação crítica, já que de toda água presente no Brasil cerca de 70% está localizado na região amazônica, e apenas 30% distribuído no resto do país, onde obviamente se concentra o maior consumo. Aliado a isso, a contaminação dos rios e mananciais, o desmatamento desenfreado e as perdas de água na rede nos deixaram em situação caótica.

Frente a esse cenário, a captação da água da chuva se mostra uma alternativa bastante interessante caso o proprietário queira economizar na conta de água e fazer bem ao planeta.

A maneira mais comum de captação é através de calhas no telhado, que irão direcionar a água a um reservatório, conforme exemplo abaixo.

Exemplo de calha para captação e direcionamento da água da chuva

Exemplo de calha para captação e direcionamento da água da chuva

A água captada irá passar por processo de filtragem e depois, por bombeamento, será direcionada ao resto da casa, onde poderá ser utilizada para diversos fins, tais como:

  • Rega de canteiros e jardins;
  • Limpeza de pisos, calçadas e playground;
  • Lavagem de carros;
  • Descarga de banheiro;
  • Lavagem de roupa.

Importante ressaltar que apesar de filtrada a água não se tornará potável, não devendo ser utilizada em hipótese alguma para beber, na preparação de alimentos ou higiene pessoal.

Alguns cuidados para captação da água da chuva são necessários:

  • Uso de recipiente limpo, desinfetado, coberto, e que esteja protegido do contato com animais e insetos (especialmente mosquitos);
  • Presença de um ladrão para garantir o escoamento da água na limpeza e caso chova acima da capacidade do tanque;
  • Limpeza com hipoclorito de sódio ao menos uma vez por ano;
  • Realizar a separação da água da rede e a de reuso, para evitar confusão é sugerido que as tubulações tenham coloração diferente.
Esquema de reaproveitamento da água da chuva

Esquema de reaproveitamento da água da chuva

O custo de instalação de um sistema de reuso de água vai depender diretamente do tamanho do reservatório pretendido, assim como da estrutura existente, contudo, hoje ele pode ser estimado entre R$ 3 e 9 mil reais.

É possível tornar a água da chuva potável, ou tratar o esgoto para reutilização?

Hoje, é possível que se tenha na sua própria casa uma estação de tratamento de esgoto capaz de tornar a água cinza reutilizável, assim como é possível a instalação de filtros que irão tornar a água da chuva potável.

Contudo, embora possível, essas alternativas ainda não se mostram economicamente viáveis para uma residência, pois além de demandarem um alto investimento, exigem a utilização de um grande espaço para alocação do sistema de filtragem.

Outra opção bastante interessante, mas que ainda não está economicamente acessível é a instalação de sistema de vasos sanitários à vácuo (como nos aviões), que utilizam somente 1 litro de água por descarga, ao contrário do sistema mais comum que utiliza de 3 a 4 litros por descarga.