Arquitetura escandinava: Por que preciso ter no meu ambiente?

Arquitetura escandinava: Por que preciso ter no meu ambiente?

Tente se lembrar de algum lugar que você tenha ido, e que te marcou. Aquele lugar bonito, aconchegante, bem decorado. Que te faz se sentir bem só de estar dentro – e não precisa de luxo para isso.

Se lembrou?

Provavelmente, você pensou na casa de algum parente ou amigo querido, ou em algum bar, alguma cafeteria.

Essa é a intenção da Decoração Escandinava: te remeter a um lugar feliz, tranquilo e acolhedor, apenas por meio da decoração!

A Decoração Escandinava, como o próprio nome já diz, é inspirada na região ao norte da Europa, que compreende os países nórdicos (Dinamarca, Noruega, Suécia e Finlândia).

A tendência é antiga, surgiu no século passado com Carl Larsson, um ilustrador de jornais frustrado, que encontra seu propósito após a namorada apresentar a arquitetura como um novo tipo de arte.

Mais recentemente, o estilo veio à tona impulsionado pela blogueira Niki Brantmark, do blog “My Scandinavian home”, que se mudou para a Suécia há 12 anos e, desde então, tenta deixar o seu apartamento tal qual preza a arquitetura escandinava.

Ou seja, a sueca se deixou levar pela cultura típica regional, e quis transformar o seu lar num lugar aconchegante o suficiente para reunir amigos e dar festas (pela temperatura muito baixa predominante nos países escandinavos, é mais comum que se faça reuniões privativas com os amigos do que sair para aproveitar a noite).

Como implantar no meu ambiente?

A decoração Escandinava se tornou uma referência mundial de decoração e estilo de vida e, por isso, hoje em dia existem até lojas especializadas em artigos de decoração para este estilo.

O conceito é simples: quanto mais minimalista, melhor. Além disso, tem como característica:

  • Paredes e móveis brancos (ou de cores claras)
  • Paleta de cores neutras
  • Luz (natural e provocada pelas cores claras)
  • Simplicidade com traços modernos.

Para compor o seu ambiente, os artigos decorativos mais utilizados são:

  • Madeira (mesas, sofás, poltronas, bancos de jardim)
  • Colchas e mantas
  • Tapetes de tecidos naturais.

Agora, queremos saber de você: você já conhecia a Decoração Escandinava? Se interessou em decorar o seu ambiente?

Qualquer dúvida, nossa equipe também terá prazer em te responder.