Construção Bioclimática

O escritório Atos Arquitetura tem como foco principal o desenvolvimento de projetos arquitetônicos responsáveis e inovadores, que aliam soluções financeiramente viáveis e ecologicamente corretas. Seguindo esse princípio a Atos tornou-se integrante do quadro de colaboradores de duas organizações que são referencia na área de sustentabilidade, o GREEN BUILDING COUNCIL BRASIL e COMUNIDAD INTERNACIONAL ARQUITECTURA RESPONSABLE – CIAR.

Membro-01

GREEN BUILDING COUNCIL BRASIL

Principal referência do setor no Brasil, o GBC Brasil promove a adoção de práticas de Green Building no país, conduzindo um processo integrado de concepção, implantação, construção e operação de edificações e espaços construídos, capacitando profissionais do setor, compilando, divulgando e disseminando tecnologias, materiais e processos para aqueles que buscam soluções sustentáveis para sua construção, seja comercial, residencial ou corporativa.

A inovação e a sustentabilidade são práticas adotadas pela Atos em suas soluções projetuais, o que torna o GBC Brasil parceiro ideal na busca por um mundo melhor.

membro-02

COMUNIDAD INTERNACIONAL ARQUITECTURA RESPONSABLE

A CIAR, organização europeia sediada na cidade de Valência na Espanha, promove a arquitetura responsável e duradoura, com adoção de práticas tecnológicas e estruturais, tendo o cuidado e atenção para que o futuro das gerações vindouras não seja comprometido, buscando com base na inovação e desenvolvimento, o ciclo da água e da energia auto-suficiente.

A busca pelos mesmos ideais de uma maior equidade social, otimização de custos, inovação tecnológica e melhoria da qualidade de vida em um ambiente saudável, foi o ponto central que fez da Atos Arquitetura o primeiro escritório Brasileiro convidado como membro colaborador da CIAR.

Como a construção a seco pode diminuir o orçamento
para construção de uma casa

Nos dias de hoje, muito se fala sobre o impacto ambiental negativo que a construção civil causa Brasil afora, dentre os quais destacamos:

  • Uso excessivo de água potável – De acordo com o Comitê Brasileiro de Construção Sustentável, a construção civil em áreas urbanizadas é responsável pelo consumo de cerca de 50% da água potável fornecida;
  • Produção de resíduos: Estima-se que 60% do total de resíduos produzidos nas cidades brasileiras têm origem na construção civil, muito em razão do enorme desperdício de materiais;
  • Emissão de gases poluentes: Para cada tonelada de clinquer (componente básico do cimento) produzido, mais de 600 kg de CO2 são lançados na atmosfera;

Sabemos que uma das grandes preocupações de quem vai construir é o impacto financeiro desse investimento nas reservas familiares, especialmente quando se fala de um orçamento para uma casa sustentável, razão pela qual procuramos esclarecer algumas dúvidas recorrentes.

Como podemos mensurar a diferença entre a alvenaria e outros métodos? O custo para adoção de medidas sustentáveis compensa? O orçamento para construção de uma residência ficará maior ou menor com a adoção de medidas e soluções sustentáveis?

Para que possamos mensurar eventual aumento ou redução do custo, precisamos considerar alguns parâmetros que se repetem em quase todas as obras. Em primeiro lugar, o dinheiro gasto para construção será divido entre mão de obra (cerca de 60%) e materiais (ao redor de 40%), e o custo final por metro quadrado será diretamente relacionado ao padrão adotado pelo cliente, seja na fase projetual ou na escolha dos acabamentos.

Relevante também diferenciarmos custo direto de custo indireto. Custo direto é aquele apresentado e orçado antes do início da obra. Custo indireto é aquele que não é contabilizado pelo proprietário, relacionado a realização da construção propriamente dita, ou despesas decorrentes do tempo de construção, como pagamento de aluguel.

Primeiramente, é importante que a comparação seja feita entre duas empresas com funcionários registrados e capacitação técnica para construir. Não há espaço para comparações entre uma empresa de construção a seco e um empreiteiro sem registro, já que a qualidade do serviço prestado e as garantias não serão as mesmas.

Tomando por base uma casa com 250 metros quadrados na região metropolitana de Campinas, listamos abaixo as vantagens da adoção da sustentabilidade em seu projeto, assim como onde pode haver redução de gastos.

TIPO DE CUSTO ITENS ANALISADOS ALVENARIA X CONSTRUÇÃO A SECO
CUSTO DIRETO
  • Orçamento hipotético para construção da casa, entregue sem acabamento (variação decorrente da cidade a ser construída).
Quando comparamos os custos diretos entre os dois métodos podemos constatar que o método de construção a seco apresenta, a priori, um custo levemente superior ao da alvenaria normal, variando entre 8% e 12%, dependendo da empresa.
CUSTO INDIRETO
  • Materiais de obra, considerando somente a construção da casa
O desperdício de materiais na alvenaria fica entre 20% e 30% do material comprado, enquanto na construção a seco esse índice fica entre 2% e 3%. Essa diferença gera uma economia ao proprietário de 5% no valor total da obra.
  • Aluguel de caçambas (período de quinze dias)
Por gerar menos resíduo e ser até 60% mais rápida, a construção a seco proporciona uma redução na quantidade de caçambas alugadas, que gera uma economia de até 1,6% do valor total da obra
  • Utilização de água e energia elétrica
Pelo tempo menor de obra e baixo uso dos recursos naturais, a opção pela construção a seco pode gerar uma economia com água e energia de até 0,4% do valor total da construção.
  • Despesas de custeio (gasto do proprietário onde reside e na casa em construção)
A construção a seco é entregue em prazo 60% inferior a alvenaria tradicional, isso possibilita ao proprietário economia em itens como aluguel e manutenção da casa onde mora atualmente. Essa economia pode chegar em 6% do valor total da obra, dependendo das despesas mensais do proprietário.

É financeiramente interessante ser sustentável?

A opção pela sustentabilidade na construção pode gerar ao proprietário uma economia no custo final da construção de até 5%, isso sem contar o prazer de ter a casa de seus sonhos em menos da metade do tempo da alvenaria normal, e os inúmeros benefícios sociais e ambientais gerados pela arquitetura responsável!

Que saber mais sobre a construção a seco ou outras soluções sustentáveis? Entre em contato!